Páginas

sábado, 24 de junho de 2023

Especialistas apontam os benefícios da yoga para a saúde mental




A yoga é uma prática milenar associada a inúmeros benefícios à saúde, especialmente o combate ao estresse e ao equilíbrio emocional

Dia Internacional do Yoga (21/06) surgiu em dezembro de 2014, sob criação da ONU e sugestão da Índia, onde nasceu a filosofia há mais de cinco mil anos. Nos últimos anos, no entanto, a prática se tornou uma febre no Brasil e no mundo. Com isso, ela começou a fazer parte da rotina de muitas pessoas. 

Famosas como Beyoncé, Jennifer Aniston, Gisele Bündchen, Jade Picon, Grazi Massafera e Sabrina Sato , por exemplo, são praticantes do yoga e mostram seus impactos positivos em suas redes sociais. Entre eles, está a melhora e o equilíbrio da saúde mental.

Como a yoga contribui para a saúde mental?

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, o yoga pode contribuir para o bom funcionamento do cérebro e auxiliar no processo de construção da saúde mental. 

De acordo com a professora de yoga e head coach do Vidya Studio, Isabela Kimura, a prática permite que a atenção e foco sejam trazidos ao momento presente. Isso ajuda a diminuir as flutuações mentais e possibilita a vivência da experiência completa. Além disso, a técnica também auxilia no ganho de flexibilidade e maior consciência corporal. 

"Pode-se dizer que, a curto prazo, a prática proporciona uma sensação de bem-estar e calma, alongando músculos tensionados, o que propicia o relaxamento corporal. A longo prazo, o praticante conquista flexibilidade, tônus muscular, consciência respiratória e ainda desenvolve uma jornada de autoconhecimento, influenciando diretamente em sua saúde mental", afirma a especialista. 

Segundo ela, o yoga também ajuda na diminuição da ansiedade e estresse, proporcionando melhor qualidade do sono e maior produtividade nas atividades diárias. Com isso, a prática auxilia até mesmo na perda de peso, quando combinada a uma alimentação focada no emagrecimento.

Combate ao estresse e ao desequilíbrio emocional

Thais Galassi, mentora de inteligência emocional e líder de audiência no Spotify com o podcast mais ouvido do Brasil sobre saúde mental, explica que a yoga é uma excelente arma para combater o estresse.

Isso porque a prática trabalha com técnicas de respirações profundas e de relaxamento. O método ajuda a diminuir a produção de hormônios como o cortisol (causador do estresse), e aumentar a produção de hormônios relacionados ao bem-estar, como a serotonina. Por isso, a yoga também está muito associada à melhora do equilíbrio emocional. 

"Ela ajuda a regular as emoções, tendo a maior consciência da sensações internas, e no desenvolvimento de consciência plena e clareza mental. Isso porque as posturas promovem atenção total na respiração. Além disso, a prática direciona a atenção para o momento presente, eliminando o excesso do passado e da preocupação com o futuro", completa. 

De acordo com Thais, a prática ainda auxilia pessoas que sofrem com ansiedade, depressão e desafios emocionais, aumentando a autoestima, melhorando o foco, a memória e a concentração, auxiliando também quem sofre de hiperatividade e transtorno de déficit de atenção (TDA).

,


Nenhum comentário: