Páginas

sábado, 31 de agosto de 2019

Vida longa ao yoga? 

Especialista fala sobre o 

impacto da prática no futuro 

da humanidade




Com milhares de anos de existência, a yoga reúne uma série de caminhos e práticas para a construção de um futuro melhor.

Este artigo é uma tradução do texto escrito por Beryl Bender Birch e publicado originalmente no site Yoga Journal

Yoga é aprender a prestar atenção e é projetado para nos despertar. Mas nós não decidimos ir a uma aula de yoga apenas para “acordar”. A maioria de nós nem percebe que não está acordado.
Vamos a uma aula, talvez pensando que tudo o que queremos é esticar um pouco os tendões. Mas quando praticamos, respiramos e nos concentramos, aprendemos a prestar atenção. Nossas mentes ficam mais quietas. Começamos a ver coisas que anteriormente estavam muito obscurecidas pela ocupação da mente.
Nós gostamos disso. Nos sentimos mais centrados, mais relaxados. Ficamos viciados e começamos a ficar também mais atentos.
Yoga não é sinônimo de asana, embora a maioria do público em geral pense que sim. Yoga é uma experiência. Ninguém pode te ensinar yoga. Os professores só podem transmitir um conjunto de instruções a seguir e, se forem seguidos, talvez isso leve o aluno à experiência.
A experiência do yoga não pode ser conceituada, definida ou explicada. Só pode vir da prática. E isso é tudo o que temos. Não podemos falar sobre isso, compartilhar isso com alguém ou se gabar de fazer isso. É uma experiência sobre a infinitude, uma experiência de conexão.
É a percepção de que realmente existe apenas um de nós aqui.
Quando isso acontece, nós mudamos. Nós nos tornamos mais conscientes, mais despertos, mais compassivos, melhor conectados. Torna-se impossível não reconhecer o sofrimento dos outros. Compassivo não é algo que você simplesmente decide ser. Deve vir de uma “abertura” no coração, da experiência da conexão, que é o que as práticas da yoga são projetadas para criar.
Mas assim como você não pode deixar de dar um passo em sua vida para correr uma maratona, da mesma forma você não pode ir da sua primeira aula de asana para um meditador plenamente consciente e iluminado em 21 dias ou menos (a menos que claro que você fez um trabalho incrível em sua vida passada!).
Yoga é um processo evolutivo. Leva tempo. A maioria de nós tem que trabalhar o seu caminho através de todos os 8 membros para chegar a uma compreensão de suas dimensões mais profundas. Então eu acho que a yoga está nesse caminho lento e constante de infiltração na consciência humana e está indo exatamente para onde precisa ir, evoluindo exatamente no ritmo que precisa evoluir.

Aonde o Yoga nos levará a partir de agora

Estamos em crise. A Yoga está aqui e agora porque precisamos desesperadamente dela em nossas vidas. Não é por acaso que temos cada vez mais pessoas ensinando e cada vez mais pessoas praticando. Yoga está surgindo em todos os lugares e continuará sendo assim. Nas escolas, hospitais, corporações, igrejas, batalhões, presídios – em todos os lugares.
Estamos nos movendo em direção a um salto quântico na consciência humana e, embora a yoga não seja a única maneira de nos tornarmos mais conscientes, é um bom caminho. À medida que mais pessoas são ajudadas, curadas e despertadas pelas práticas, elas trarão os outros para o caminho simplesmente porque é isso que acontece – nos sentimos melhor e queremos compartilhar com os outros os benefícios que recebemos.
O Yoga continuará no campo da medicina integrativa e cada vez mais surgirão novas informações sobre os benefícios das variadas práticas. O que ainda parece heresia, loucura ou exagero sobre como a yoga cura será transfigurado por dados baseados em evidências – uma vez que é isso que o atual protocolo médico exige para o endosso.
Mas isso também vai mudar.
Mais e mais professores e alunos começarão a levar suas práticas para o mundo e a se concentrar nos seus empregos. Uma vez que essa experiência de yoga acontece, a percepção é de que realmente não há mais nada a fazer em sua vida se não tentar ajudar os outros e servir ao planeta e a todos os seus habitantes.
Seva não é algo que você faz meio período ou apenas nas tardes de quarta-feira – é um estilo de vida. É uma consciência que você traz para todos os aspectos da sua vida. Tudo o que você faz é com compaixão e consciência – e isso vem de anos de prática e atenção.
_________
Beryl Bender Birch, fundadora e diretora do Hard & The Soft Yoga Institute e da Give Back Yoga Foundation, estuda e ensina yoga e meditação há mais de 40 anos. Ela se formou em Syracuse University com um diploma em filosofia e inglês e viajou para a Índia em 1974 para aprofundar seus estudos. Ela é autora de quatro livros sobre yoga, incluindo Power Yoga.

Nenhum comentário: